domingo, 23 de março de 2008

Fofoca pós-moderna

Às vezes quando converso assuntos que geralmente não converso comigo me frago (sic) pensando coisas que nunca tinha pensado antes. Em alguns casos falo coisas que nunca pensei.
Foi o que me aconteceu nesta sexta-feira santa. Na verdade, acho que todas as sextas-feiras são santas. Um dia iluminado, em que todos cumprem seu compromisso com leveza, pensando que essa semana acabou e bebem pelos mais diversos motivos não pode ser considerado um dia comum. Bem, depois de muitas divagações conjuntas sobre a sexta-feira santa, carne, esquilos e piadas, eis que chegamos ao assunto BBB.
Desde o primeiro BBB eu achava que tinha lido tudo de mal que poderiam dizer do tal programa. Aí nas edições seguintes não li mais nada, por que as críticas passadas continuaram valendo.
Em meio à discussão disparo e depois penso: “O BBB é a fofoca pós-moderna”. Depois disso pensei: “Cara, é verdade”. Antigamente as pessoas, as vizinhas em especial, passavam horas fofocando em cima do muro sobre toda a vizinhança. Isso era muito comum. Todas as vizinhas se conheciam, e as horas vagas eram dedicadas à arte da fofoca. Em alguns casos as vizinhas tinham vergonha de ir até a casa da outra só pra fofocar. Assim, com hora marcada, as duas fingiam lavar a calçada (que já estava limpa) só pra poder puxar conversa.
Mas hoje isso não existe mais. Você não conhece mais a sua vizinha. Você só se relaciona com pessoas do seu grupo. Você tem medo de sair da sua casa em contato direto com o mundo. Você só sai de casa dentro do seu carro filmado. Você faz compras, depósitos, conversa e transa pela internet. Você mal olha na cara de sua vizinha, pois quando você cruza com ela no elevador você não fala nada e só olha para o chão, ou para o teto. A única praça que você conhece é a praça de alimentação do shopping.
A sua fofoca é elitizada. Como todas as suas relações você só vê o mundo por meio da televisão. Enquanto seu vizinho esfaqueia a sua mulher você assiste televisão, e por meio da TV você acompanha a vida de pessoas que você nem conhece. Mas agora conhece. Eles são todos os seus brothers. E vamos dar aquela espiadinha na casa mais famosa do Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

BBB é o jeito mais anônimo de dar uma espiadinha! O problema é que os "espiados" estão ensenando. Ainda prefiro espiar as janelas vizinhas. hehe...